sábado, 4 de janeiro de 2014

"Decisões"


Jogo pólo aquático há cerca de 8 anos. Comecei a praticar esta modalidade não por vontade própria, mas por obrigação. Aos sete anos de idade tinha de optar: karaté ou este desporto que nunca tinha ouvido falar e vocês, leitores, certamente também não. Naquela altura, a minha vontade era ficar em casa. A escola já era um tormento suficiente. Mas isso nem era opção. A minha mãe inscreveu-me nas piscinas municipais de Rio Tinto que ainda hoje considero como segunda casa. Foi talvez a melhor decisão que já tomou e agradeço-lhe, hoje, por isso. O primeiro treino foi cansativo mas incrível ao mesmo tempo. Sabia que era este o desporto que mais prazer que dava a praticar. Não queria saber desse tal desporto-rei, o futebol penso. Claro que era difícil fugir-lhe. Na escola era tradição mas ansiava a hora do "treino". Era a noite que queria que chegasse. Saltar para a água e nadar; sentir o cloro a penetrar-me a pele era a sensação que mais ansiava. Toda esta ambição e empenho levou-me a nadar muitos anos e quilómetros. Mas também fez de mim um bom jogador claro. Não é avareza, é verdade. Porque sempre que dás "200 por cento" em algo serás sempre bom. Sou hoje capitão e continuo sempre com a mesma "gana" que tinha dentro de mim desde o início. No entanto, os meus colegas de equipa não demonstram a atitude que eu gostaria que tivessem e isso faz-me pensar se todas as noites que apareço para treinar, todos os quilómetros a nadar e se todos os remates que faço valem a pena. Não sei como se chama este sentimento que tanto me perturba, mas sei aquilo que eles têm para comigo: indiferença. Eu sei que este desporto não tem futuro, mas é o meu desporto. Sempre tentei convencê-los a aparecer mas o meu esforço foi e tem sido em vão. Por isso deparo-me com uma situação difícil. Saio para outra "casa" que me acolha e que tenha a mesma paixão que eu? Não sei se trocar amizades pelo meu desporto-rei faz de mim hipócrita. Não sei se algum dia irão compreender a decisão que quero tomar. Até lá vou ganhando coragem.

O Pensador.

Sem comentários:

Enviar um comentário